Aperçu des sections
-
Bem-vindos à nossa sala do minicurso de extensão!
Neste espaço vamos compartilhar os textos que discutiremos nos encontros!
-
Apresentação do minicurso:
O minicurso tem como objetivo contribuir com a formação de professores em contexto educativo, de modo que possam conhecer e utilizar as estratégias de leitura em suas práticas educativas.
O minicurso está dividido em 3 momentos:
1.º momento: estudos teóricos sobre leitura, leitura literária e estratégias de leitura. (15h)
2.º momento: desenvolvimento e aplicação das atividades práticas. (15h)
3.º momento: socialização das práticas desenvolvidas na escola. (10h)Professoras responsáveis: Keila Montes Pereira Rodrigues e Ilsa do Carmo Vieira Goulart.
-
2. Encontro - 20/05/2023
Este encontro tem por objetivo refletir sobre o conceito de leitura, de letramento literário, com a finalidade de propiciar uma reflexão mais ampla sobre o ato de ler como atividade de produção de sentidos.
- Definição de leitura
- Níveis de leitura
- Letramento literário
-
3.º Encontro - Estratégias de leitura - 27/05/2023
Este encontro tem por objetivo discutir sobre as estratégias de leitura, de modo a refletir sobre as diferentes ações que o leitor ativa quando realiza a leitura, bem como as possibilidades de atuação docente antes, durante e após a atividade de leitura.
- Estratégias de Leitura.
- Fases da leitura
- Possibilidade de atuação docente na atividade de leitura.
-
4. Encontro - mediação da leitura - 03/06/2023
Este encontro tem por objetivo discutir sobre a mediação de leitura, sobre o papel docente como mediador da ação leitora.
-Mediação de leitura.
-Atuação docente.
- Projetos de leitura.
-
5.º e 6.º Encontros - Práticas de leitura - 01/07 (ON LINE) e 08/07 (presencial as 9h no Departamento de Educação)
Os encontros tem por finalidade socializar as práticas de leitura desenvolvidas em sala de aula.
Este Momento compõe-se de 3 etapas
1. Etapa:
Realização de uma atividade prática de leitura literária (ou contação de histórias) com crianças.
Escolher uma obra ainda não lida para as crianças (livro de literatura infantil/ conto clássico);
Realizar a leitura com entonação e expressividade.
Fazer perguntas bem elaboradas sobre o texto (que permita à criança pensar sobre a narrativa e promover uma reflexão sobre o texto).
pode propor atividades como desenhos da narrativa, reconto pelas crianças, etc.
Registrar as imagens e/ou vídeos da atividade realizada.
2. Etapa;
- Socialização das atividades práticas aos colegas (pode utilizar os slaids).
3. Etapa:
Escrever em forma de um relato de experiência a atividade realizada.
-
O Curso de Extensão irá concluir a carga horária de 20 horas (10 horas de atividades práticas - incluindo o planejamento e a aplicação das atividades - e 10 horas de socialização das práticas - incluindo horas dedicadas à escrita do relato de experiência e horas de partilha com os colegas do curso) e com o envio do Relato de Experiência até dia 23/07.
Após essa data liberaremos os certificados no SIG.
-
Seguem abaixo leituras complementares de obras que estamos produzindo no NELLE sobre as seguintes temáticas: leitura, leitura literária, estratégias de leitura, formação de professores e mediadores de leitura na educação básica.