Programação

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    • Leitura para a reunião de 24/04
      SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008.

      Questões orientadoras para a discussão:

      1. Quais são os principais objetivos da educação em CTSA que tem sido defendido pelas pesquisas Brasileiras e internacionais nas últimas décadas?
      2. Existem discordâncias entre os pesquisadores? Quais?
      3. Podemos dizer que a educação baseada na pedagogia freireana combina com a abordagem CTSA? Sempre?
      4. Como podemos escolher temas envolvendo a educação CTSA com maior potencial educativo para promover uma educação crítica, que contemple os objetivos almejados discutidos na questão 1?
      5. Como podemos melhorar nossas SD produzidas a luz destas discussões?

    • Aberto: segunda-feira, 24 abr. 2023, 00:00
      Vencimento: segunda-feira, 1 mai. 2023, 13:00
    • Leitura complementar da reunião de 24/04

      HODSON, Derek. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, p. 27-57, 2018.

      Este texto é mais recente, e discute um dos assuntos que tem sido mais debatidos pelas pesquisas envolvendo CTSA, as QSC: questões sociocientíficas.

      A leitura do texto é complementar, mas vale a pena dar uma olhada na p. 35, os níveis do que se espera dos alunos em pesquisas envolvendo CTSA podem nos ajudar a concretizar as discussões teóricas do texto base.

      Realçando o papel da ética e da política... | 35

      Estágio 1: a apreciação dos impactos sociais e ambientais da mudança científica e tecnológica e o reconhecimento de que a ciência e a tecnologia são, até certo ponto, culturalmente determinadas;
      Estágio 2: o reconhecimento de que as decisões sobre o desenvolvimento científico e tecnológico são tomadas na busca de interesses particulares e que benefícios para alguns podem ser às custas de outros. O reconhecimento de que os desenvolvimentos em ciência e tecnologia são inextricavelmente ligados à distribuição de riqueza e poder;
      Estágio 3: abordar a controvérsia, esclarecer valores, resolver dilemas éticos, formular e desenvolver suas próprias opiniões e justificá-las através da discussão e do argumento;
      Estágio 4: preparar-se para agir e agir sobre questões sociocientíficas e ambientais