Topic outline
-
-
Leitura para a reunião de 24/04SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008.Questões orientadoras para a discussão:1. Quais são os principais objetivos da educação em CTSA que tem sido defendido pelas pesquisas Brasileiras e internacionais nas últimas décadas?2. Existem discordâncias entre os pesquisadores? Quais?3. Podemos dizer que a educação baseada na pedagogia freireana combina com a abordagem CTSA? Sempre?4. Como podemos escolher temas envolvendo a educação CTSA com maior potencial educativo para promover uma educação crítica, que contemple os objetivos almejados discutidos na questão 1?5. Como podemos melhorar nossas SD produzidas a luz destas discussões?
-
Opened: Monday, 24 April 2023, 12:00 AMDue: Monday, 1 May 2023, 1:00 PM
-
Leitura complementar da reunião de 24/04
HODSON, Derek. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, p. 27-57, 2018.
Este texto é mais recente, e discute um dos assuntos que tem sido mais debatidos pelas pesquisas envolvendo CTSA, as QSC: questões sociocientíficas.
A leitura do texto é complementar, mas vale a pena dar uma olhada na p. 35, os níveis do que se espera dos alunos em pesquisas envolvendo CTSA podem nos ajudar a concretizar as discussões teóricas do texto base.
Realçando o papel da ética e da política... | 35
• Estágio 1: a apreciação dos impactos sociais e ambientais da mudança científica e tecnológica e o reconhecimento de que a ciência e a tecnologia são, até certo ponto, culturalmente determinadas;
• Estágio 2: o reconhecimento de que as decisões sobre o desenvolvimento científico e tecnológico são tomadas na busca de interesses particulares e que benefícios para alguns podem ser às custas de outros. O reconhecimento de que os desenvolvimentos em ciência e tecnologia são inextricavelmente ligados à distribuição de riqueza e poder;
• Estágio 3: abordar a controvérsia, esclarecer valores, resolver dilemas éticos, formular e desenvolver suas próprias opiniões e justificá-las através da discussão e do argumento;
• Estágio 4: preparar-se para agir e agir sobre questões sociocientíficas e ambientais -
Orientação para o Seminário
O objetivo do seminário é abordar conceitualmente o tema que será tratado na Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA). Para isso, é importante considerar os seguintes itens ao elaborar e apresentar o seminário:
Apresentar o tema geral da sequência planejada;
Explicar a importância da articulação entre conceitos de química e física para o tema geral;
Apresentar os conceitos-chave relacionados ao tema geral;
Identificar as concepções alternativas que os estudantes apresentam;
Identificar as dificuldades conceituais presentes na literatura;
Identificar as concepções prévias presentes na literatura;
Discutir como os conceitos de química e física estão relacionados na SEA;
Abordar a importância da compreensão dessas relações para o estudo mais aprofundado do tema geral;
Identificar como os conceitos do campo da química e física se articulam na abordagem interdisciplinar.
Cada grupo terá 40 minutos para apresentação e 20 minutos para perguntas e deverão focar no tema presente na SEA.
-